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SigAMAES

A Associação dos Amigos dos Autistas (AMAES) é uma instituição sem fins lucrativos, oficialmente constituída em 2001 por pais de autistas, e administrada voluntariamente por pais, familiares e amigos dos autistas. Para cumprir seus objetivos, a AMAES trabalha com o cadastro e acompanhamento de autistas, num processo complexo que envolve a participação de profissionais colaboradores e a necessidade de registrar dados e produzir análises estatísticas sobre esses dados.

Assim, o projeto SigAMAES, no escopo do Programa de Extensão LabES, se propôs a desenvolver um Sistema de Informação para a AMAES, cujo objetivo é (i) facilitar o cadastro de informações sobre os autistas; (ii) prover mecanismos para gerenciamento dos atendimentos oferecidos pela instituição; (iii) oferecer controle de acesso a informações sensíveis; e (iv) produzir análises estatísticas sobre os dados coletados. Além disso, o projeto SigAMAES também tem como objetivo a implantação e a manutenção deste sistema.

Atualmente, a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (AMAES) acompanha 500 autistas e oferece por volta de 4500 atendimentos mensais, dentre eles, atendimentos de pedagogia, arteterapia, psicologia e terapia ocupacional. Além disso, a instituição precisa gerenciar uma lista de espera de mais de 800 famílias que aguardam a oportunidade de serem contempladas pelos atendimentos oferecidos. Todo gerenciamento de dados da AMAES é feito manualmente, com auxílio de documentos em papéis e planilhas do Google Drive, pelos colaboradores da AMAES. O processo é trabalhoso, lento e propenso a erros visto que o trabalho é manual e não há qualquer controle de acesso aos dados que, evidentemente, são dados sensíveis. Além disso, como há muito uso de papel, os arquivos são volumosos e ocupam espaço demais na sede da AMAES. Portanto, há a necessidade de um sistema de informação gerencial que possa apoiar as atividades desenvolvidas na instituição. A implantação de um sistema deste tipo pode trazer benefícios diversos, tais como, agilidade nos atendimentos, controle de privacidade a dados sensíveis, análise de dados estatísticos, dentre outros.

 

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